Conheça uma nova forma de viajar

O que fazer em Roma no verão europeu: roteiro, dicas e atrações imperdíveis

O que fazer em Roma no verão? Guia completo de sugestões!

Vai passar o verão europeu em Roma e não sabe o que fazer na cidade? Para aproveitar o máximo dessa viagem, não há segredo: tem que se planejar.

A propósito, é justamente nesse momento que você pode contar com a FNT Concierge para preparar a viagem dos sonhos.

Considerando que Roma é relativamente uma cidade pequena, preparamos um roteiro de três dias para você conhecer as grandes atrações e pegar dicas valiosas. Confira!

Dia 1: do Coliseu ao Trastevere

No primeiro dia em Roma, comece com uma visita ao Coliseu e ao Fórum Romano pela manhã. O Coliseu, sobretudo, é o maior ponto turístico da cidade. 

Manhã: Coliseu

O Coliseu é um ícone da cidade e um dos monumentos mais visitados do mundo, então é bom chegar cedo para evitar filas longas. Essa construção sucede o ano 72 d.C., ou seja, existe desde o império romano. 

Esse é um ponto turístico indispensável para quem curte história romana, arquitetura e locais abertos. 

Para chegar ao Coliseu, é preciso comprar ingressos antecipados e se atentar aos horários.

  • Horário de funcionamento: 8h30 às 19h, todos os dias.
  • Ingressos: gratuito para menores de 17 anos. Entrada para visitar o Coliseu, Fórum e Palatino, 24 euros. Tarde: Palatino e Fórum

 

Depois de conhecer o Coliseu e tirar um tempinho para almoçar, visite o Palatino e o Fórum Romano pela tarde. Ambos estão localizados no centro da cidade antiga e oferecem uma oportunidade fascinante de conhecer mais da história e arquitetura romanas.

A vista panorâmica do topo do Palatino é deslumbrante e permite visualizar o Coliseu, o Fórum Romano e grande parte de Roma.

Noite: Trastevere

Para finalizar o primeiro dia em Roma no verão, faça um passeio noturno pelo bairro de Trastevere, que fica bem perto do Coliseu.

Ele é conhecido por suas ruas de paralelepípedos pitorescas, atmosfera boêmia e vida noturna animada com os italianos.

Isso sem contar os restaurantes aconchegantes que prometem uma experiência gastronômica diferente de tudo o que você já saboreou na vida.

Veja onde comer no Trastevere:

  • Pizzeria Ivo (a melhor pizza da região);
  • Da Enzo al 29 (massas com um bom custo-benefício);
  • Tu Pizza Illuminati (para pizzas mais tradicionais);
  • Fiordiluna (os melhores gelatos para se refrescar no verão).

Dia 2: do Vaticano ao Prati

Outro ponto turístico imperdível ao visitar a Itália no verão europeu é o Vaticano. É o destino perfeito para passar uma manhã completa e explorar o menor Estado independente do mundo. Ali perto também tem o bairro do Prati, onde você poderá fazer compras em lojas elegantes.

Manhã: Vaticano 

Ao planejar sua visita, reserve um tempo para explorar a Basílica de São Pedro, uma das maiores igrejas do mundo. Ela é conhecida por sua arquitetura impressionante e pelas obras de arte renascentistas, incluindo a famosa escultura “Pietà”, de Michelangelo.

Além disso, a cúpula da basílica oferece uma vista deslumbrante de Roma, mas esteja preparado para enfrentar algumas filas se optar por subir até o topo.

E não podemos nos esquecer da Capela Sistina, famosa pelas magníficas pinturas de Michelangelo no teto.

Tarde e noite: bairro do Prati

O bairro do Prati, localizado perto do Vaticano, é um dos pontos turísticos mais luxuosos da Europa e oferece muitas opções para você em Roma. 

Prati é quase uma Paris, repleta de lojas sofisticadas, restaurantes cinco estrelas e cafés charmosos.

Assim, conhecer o bairro é uma ótima maneira de fugir das áreas lotadas de Roma e apreciar a vida cotidiana na cidade. 

LEIA TAMBÉM: 5 destinos mais luxuosos para viver experiências exclusivas

Dia 3: praças e monumentos

O terceiro dia de viagem ainda reserva muitas atrações e atividades para fazer em Roma no verão. O melhor é que há muitas paradas próximas umas das outras, sendo perfeito para um passeio recheado de fotos em diferentes cenários.

Manhã: Campo di Fiori e Piazza Navona

Comece o dia no Campo de Fiori, uma praça que abriga um famoso mercado ao ar livre com barracas de flores, queijos, frutas e outros produtos da região.

Siga para a Piazza Navona, conhecida por suas belas fontes, surpreendentes esculturas e arquitetura barroca. A principal atração desta parada é a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios).

Tarde: Panthéon Romano, Piazza Colonna, Fontana di Trevi

Após almoçar e descansar da caminhada da manhã, hora de seguir ao Panthéon Romano. Ele é um monumento de mais de 2 mil anos e extremamente conservado desde a época da Roma Antiga. 

Uma curiosidade sobre este local é que ali foram enterrados vários reis e figuras importantes da Itália.

Depois de explorar esse monumento, vale tirar umas fotos na Coluna Antonina, que fica no centro da Piazza Colonna. 

E, bem pertinho dela, você chegará à Fontana di Trevi, que é gigante e está entre as mais bonitas fontes do mundo. Ela também é famosa por ser conhecida como a Fonte dos Desejos. 

Segundo a tradição, as pessoas devem estar viradas de costas e fazer um pedido enquanto jogam uma moeda na fonte por cima do ombro direito.

Noite: Villa Borghese

A Villa Borghese é um verdadeiro polo cultural; um lugar incrível para finalizar o seu último dia em Roma no verão europeu.

Só nessa villa há zoológico, parque para as crianças, o grande Museo Pietro Canonica, fontes lindas e uma diversidade de outras atrações. 

Nela, você também encontra a Galleria Borghese, que combina arte, história e um ambiente incrível para terminar um dia com tranquilidade.

A verdade é que há muito o que fazer em Roma no verão europeu e existem atrações para todo perfil de viajante. Para tanto, se você busca uma viagem ainda mais memorável, nada melhor do que um plano de viagem personalizado para você. 

Gosta de viajar no verão? Descubra 5 praias paradisíacas no Brasil para planejar a sua viagem!

Acesse nossas redes sociais:

Confira outras postagens do nosso blog