Entre os destinos que os brasileiros mais procuram para viajar, sem dúvidas, o Chile é um dos favoritos. Além de reunir uma diversidade paisagística incrível, com diversas opções de lazer, o país está bem pertinho do Brasil.
Com uma localização estratégica na América do Sul e longa extensão, o Chile oferece paisagens deslumbrantes e estações bem definidas ao longo do ano.
Sobre o Chile: o que saber antes de viajar
Antes de embarcar, existem alguns pontos essenciais que você deve considerar para garantir uma viagem ao Chile tranquila e segura.
Em primeiro lugar, é fundamental verificar a documentação necessária para entrar no país. Brasileiros não precisam de visto, mas é obrigatório apresentar o passaporte válido ou o RG.
Além do mais, suas preferências e seus gostos de viagem serão determinantes para você aproveitar ao máximo o país. Isso porque, em uma viagem para o Chile, é possível conhecer praias, vulcões, neve, estações de esqui, vinícolas e muito mais.
O roteiro de viagem deve ser muito bem direcionado e pensado com cautela tanto na época da viagem quanto nas atividades a serem feitas.
Por outro lado, como em qualquer viagem internacional, é fundamental ter um seguro viagem para não passar dificuldades em possíveis emergências.
Quando ir ao Chile?
Primeiramente, você precisa saber que as estações no Chile são na mesma época do Brasil. Contudo, diferentemente do que ocorre no nosso país, lá elas são bem definidas. Isso significa que, independentemente da época que você viaje, as características da estação serão bem fortes.
A alta temporada acontece nos meses de verão e nas férias de inverno – período em que tem neve em algumas regiões.
Em geral, os melhores meses para viajar são de março a maio e final de agosto a outubro. Nesses intervalos, você não pega dias muito quentes nem muito gelados, respectivamente.
Porém, tudo dependerá do objetivo da sua viagem, afinal, o país é enorme e muita coisa muda de norte a sul.
Como chegar ao Chile
Uma das vantagens de fazer uma viagem para o Chile é a distância. A forma mais comum de ir a partir do Brasil é por meio do transporte aéreo, com voo que dura cerca de 4 horas.
Existem voos diretos de diversas cidades brasileiras para Santiago, a capital chilena, operados por várias companhias aéreas.
Se você estiver em uma região próxima à fronteira com o Chile, também é possível chegar de carro ou ônibus. Há diversas estradas que ligam o Chile aos países vizinhos, como Argentina, Peru e Bolívia.
O que fazer no Chile
A maioria dos turistas chegam ao Chile por Santiago. Só na capital já dá para aproveitar muitas opções, especialmente porque ela fica perto de outras duas grandes cidades: Valparaíso e Viña del Mar, as mais antigas do Chile.
Ademais, se o intuito é esquiar, uma grande atração próximo a Santiago é o Valle Nevado, uma região montanhosa perfeita para se aventurar na neve e passar o dia.
Passeios e atrações
Uma das coisas mais interessantes do Chile é a grande variedade de passeios e atrações turísticas em suas regiões. Sobretudo, quem procura diversão e aventuras na natureza, uma viagem ao país não vai deixar a desejar.
Para quem gosta de praticar snowboard e trekking, com direito a oportunidade de passar por muitos lagos naturais, San Pedro do Atacama é o lugar ideal. Há diversas agências que oferecem passeios guiados, inclusive, para observar o céu estrelado no Atacama.
Como a região tem pouca poluição luminosa, dá para ver o céu completamente coberto por estrelas e galáxias no Atacama, uma experiência incomparável que os turistas podem fazer no passeio astronômico.
DICA: fazendo a sua viagem personalizada com a FNT Concierge, nós ajudamos você a selecionar os passeios e as atrações que mais combinam com o seu estilo. Além disso, temos parceiros que podem fazer a sua viagem ainda mais econômica.
Passeio gastronômico
Para quem valoriza pratos culturais e busca por experiências gastronômicas inusitadas, não pode deixar de fazer pelo menos um passeio gastronômico.
Nessa questão, um grande destaque para o Chile são as vinícolas, como a Viña Errazuriz que produz o famoso vinho Chadwick.
Viagem para o Chile personalizada
O país reserva diversas surpresas e, certamente, tem tudo para oferecer memórias incríveis na sua viagem. Seja você apaixonado por natureza, arte, cultura ou gastronomia.
Portanto, para fazer uma viagem para o Chile personalizada, conte com a FNT Concierge para transformar os seus planos de viagem em experiências únicas. Nossa equipe afinada tem toda a expertise para fazer uma viagem sob medida e acompanhá-lo em todo o processo.
Fale agora com um concierge de viagem e se prepare para embarcar!
Você também pode se interessar: O que é preciso para viajar para Paris em 2024?